O Photon, um aplicativo para iOS voltado para fotógrafos profissionais, está introduzindo uma nova funcionalidade que permitirá aos usuários do iPhone 15 salvarem suas fotos diretamente em uma unidade externa, liberando espaço valioso no disco do dispositivo. O aplicativo, desenvolvido pela LateNightSoft, os criadores do popular aplicativo de consumo Camera+, foi lançado em julho para atender a um público mais profissional, oferecendo ferramentas para ajustar foco, velocidade do obturador, ISO, equilíbrio de branco, formato e resolução, entre outras coisas.
Para deixar claro, a nova funcionalidade não se trata de uma opção de exportação, que pode ser demorada, mas sim de uma maneira de salvar as fotos diretamente em armazenamento externo.
Para começar, os usuários precisam ativar a opção nas configurações do aplicativo (o botão no canto inferior direito da tela). A partir daí, você tocará em “Capturar” e habilitará a opção “Usar Armazenamento Externo”. Em seguida, você pode conectar sua unidade externa e começar a tirar fotos.
O aplicativo suporta uma variedade de formatos de fotos, incluindo JPEG, HEIF, RAW e ProRAW. Este último, introduzido com o iPhone 12 Pro, é a interpretação da Apple de uma imagem RAW, combinando uma imagem RAW tradicional com os avanços em fotografia computacional da Apple.
Vários aplicativos de fotos aproveitaram essa adição à linha Pro adicionando suporte ao ProRAW, incluindo aplicativos como Obscura, Halide, Lightroom e outros. No entanto, devido ao tamanho das fotos ProRAW, que podem ser até 10 a 12 vezes maiores do que arquivos HEIF ou JPEG, ou ainda maiores se você escolher 48 MP como resolução, elas podem ocupar muito espaço de armazenamento em seu dispositivo e também em seu armazenamento em nuvem do iCloud Photos.
O Photon permite que você contorne esse problema conectando uma unidade externa. Quando terminar de fotografar, você pode conectar a unidade ao seu Mac ou PC, onde tem seu software de edição instalado, para acessar seus arquivos, de acordo com a empresa.